CERTIFICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
Existem várias entidades independentes especializadas em diferentes áreas do setor da Moda que certificam cada produto de modo a garantir que as declarações das marcas não diferem das suas práticas corporativas.
Esta informação é extremamente importante para o consumidor poder tomar a sua decisão final conscientemente. Por norma, o consumidor não tem acesso à cadeia de produção e, quando tem, é muito difícil perceber se aquilo que é comunicado por uma marca tem na realidade algum impacto no nosso planeta e na vida de quem produz as peças que compramos.
Por esta razão para a Etikway é fundamental que os produtos que promovemos, tenham certificações de sustentabilidade. Quando as marcas não conseguem obter, temos como missão ajudá-las a conseguir.
Quando comprar, procure encontrar os seguintes certificados:
FAIR TRADE
Fair Trade classifica-se como um movimento onde “empresas, consumidores, ativistas e organizações colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar”. Um produto com certificado Fair Trade centra-se nos valores de sustentabilidade social, como a garantia de salários justos e condições dignas de trabalho.
COSMEBIO – CHARTE COSMEBIO
O rótulo COSMEBIO permite distinguir rapidamente quais cosméticos são verdadeiramente naturais ou orgânicos. Este rótulo é baseado em especificações exigentes e uma carta de valores éticos. Uma inspeção por um certificador independente é obrigatória a cada ano para verificar a conformidade dos produtos.
O selo CHARTE COSMEBIO garante: 95% a 100% dos ingredientes do produto total devem ser de origem natural (com água e ingredientes minerais ou à base de minerais considerados naturais); 95% a 100% dos ingredientes à base de plantas devem ser orgânicos; No mínimo 10% dos ingredientes do produto total devem ser orgânicos (com água e minerais ou ingredientes à base de minerais considerados não orgânicos porque não são derivados de uma forma de vida)
ECOCERT COSMOS ORGANIC
A certificação ECOCERT Cosmos garante: processos de produção e processamento amigos do ambiente, respeitando também a saúde humana; desenvolvimento do conceito de produtos químicos verdes; utilização responsável dos recursos naturais; respeito da biodiversidade; ausência de ingrediente petroquímico (excepto conservantes autorizados): parabenos, fenoxietanol, perfumes e corantes sintéticos; ausência de OGM; embalagens recicláveis.
Todos os ingredientes são de origem natural, excepto uma lista restritiva de ingredientes aprovados (incluindo conservantes) autorizados em pequena quantidade.
Em média, Ecocert certifica que os produtos contêm 99% de ingredientes de origem natural.
Um produto de cuidados de beleza só é certificado COSMOS ORGANIC se:
* no mínimo 95% das plantas que contém forem biológicas
* Pelo menos 20% dos ingredientes biológicos estão presentes na fórmula total (10% para produtos de enxaguamento)
EU ECOLABEL
O rótulo ecológico da UE é o rótulo voluntário oficial da União Europeia para a excelência ambiental. Estabelecido em 1992 e reconhecido em toda a Europa e no mundo, o rótulo ecológico da UE certifica produtos com baixo impacto ambiental garantido e verificado de forma independente. Para receber o rótulo ecológico da UE, os bens e serviços devem atender a altos padrões ambientais durante todo o seu ciclo de vida: desde a extração da matéria-prima, passando pela produção e distribuição até o descarte. O selo também incentiva as empresas a desenvolver produtos inovadores, duráveis, fáceis de reparar e recicláveis.
GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARDS (GOTS)
A Global Organic Textile Standards é uma das certificações de maior relevância no campo dos materiais orgânicos. Garante o status orgânico de tecidos da colheita das matérias-primas por meio de uma fabricação ambiental e socialmente responsável até a rotulação para oferecer garantias confiáveis ao consumidor. O padrão abrange o processamento, a fabricação, o embalamento, a rotulação, o comércio e a distribuição de todos os tecidos com pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas. Os produtos finais de fibra podem incluir, mas não estão limitados a, fios, tecidos, roupas e têxteis para o lar.
GRS – GLOBAL RECYCLE STANDARD
O Global Recycle Standard (GRS) foi elaborado originalmente pela Control Union Certifications em 2008, e a posse foi transferida para a Textile Exchange a 1 de janeiro de 2011. É um padrão internacional, voluntário, inteiramente dedicado a produtos que define os requisitos para a certificação terceirizada de material reciclado, cadeia de custódia, práticas sociais e ambientais e restrições químicas.
OEKO-TEX® MADE IN GREEN
O OEKO-TEX® MADE IN GREEN é um rótulo de produto rastreável para todos os tipos de produtos têxteis que foram fabricados em instalações ecológicas sob condições de trabalho seguras e socialmente responsáveis. A etiqueta MADE IN GREEN também assegura aos consumidores que o produto têxtil é feito de materiais que foram testados para substâncias nocivas.
OEKO-TEX® STeP
O OEKO-TEX® STeP é um sistema de certificação independente para marcas, retalhistas e fabricantes da indústria têxtil. A certificação é adequada para instalações de produção em todas as etapas de processamento que desejam comunicar as suas medidas ambientais externamente de maneira confiável e transparente. Todas as empresas têxteis podem ser certificadas, por exemplo, fabricantes de fibras, fiações, tecelagens, bordadeiras, malharias, empresas de acabamentos, fabricantes de roupas prontas, fabricantes de espumas e colchões e centros tecnológicos logísticos.